Na tradição acadêmica, as decisões de política econômica, em sua maioria, são tratadas como trade-offs, ou seja, escolhas nas quais se ganha algo ao custo de abrir mão de outra coisa. Isso ocorre porque os recursos (como tempo, dinheiro e produção) são escassos, e qualquer intervenção que afete sua distribuição tende a gerar benefícios para uns e custos para outros.
Um bom exemplo é o aumento da carga tributária sobre o consumo. É intuitivo presumir que impostos mais altos levem ao aumento de preços e à redução na quantidade de bens e serviços consumidos. Nesse caso, o trade-off é claro: há perda de bem-estar dos consumidores (que passaram a gastar mais para consumir menos) em troca de um aumento de arrecadação. Entretanto, modelos econômicos sugerem que nem toda a perda de utilidade das famílias é compensada pela arrecadação – gerando uma perda de eficiência econômica conhecida como “peso morto” (deadweight loss).
O gráfico desta semana ilustra esse “efeito de livro-texto” da introdução de um imposto sobre o consumo. Partindo de um ponto de equilíbrio inicial, a curva de oferta agregada (OA) se desloca para cima, comprimindo o excedente do consumidor (representada graficamente pelo excedente do consumidor, em azul escuro) e das firmas (em verde). Parte dessa perda de utilidade no setor privado é capturada como aumento da arrecadação fiscal, mas ainda sobra uma fatia do mercado que é descartada, isto é, o valor das trocas que deixam de ocorrer mesmo havendo compradores dispostos a pagar mais do que o custo de produção (representado pelo peso morto, em laranja).
É importante levar em consideração que a imposição de políticas como essa pode ser justificável, mesmo do ponto de vista econômico, desde que os benefícios gerados pela arrecadação adicional (como uso para financiamento de políticas públicas bem-sucedidas, por exemplo) seja suficiente para compensar o peso morto gerado pela medida.
View of the Week é uma série semanal da Turim que, a partir de um gráfico, apresenta análises e reflexões sobre diversos tópicos relacionados a gestão de patrimônio, mercados, economia, história e tendências.
Agradecemos a leitura!
Alguma dúvida? Quer entrar em contato conosco? Nos envie um email em contato@turimbr.com. Para outros insights da Turim, acesse também https://www.turimbr.com/publicacoes/insights/.